segunda-feira, 7 de abril de 2008

M&M's

Bons exemplos.

Em Vila Velha de Ródão decorre uma experiência cientifica interessante, foi instalada uma câmara num ninho de grifos que o tem ocupado nos últimos 5 anos. A a câmara que opera desde Outubro de 2007 e está on-line 24h por dia desde Janeiro de 2008, tem como finalidade estudar os Grifos e envolve para além de 100 voluntários o acompanhamento de algumas escolas secundárias no âmbito de projectos de estudo e acção educativa.

A 10 de Março nasceu uma cria de Grifo, podem acompanhar aqui o dia-a-dia desta interessante família.

Este projecto trouxe outros acontecimentos interessantes, desde meados de Novembro que era visto uma ave a transportar paus e ramagens para o ninho, a ave em questão, ao contrário do que se pensava, não era um grifo normal (Abutre), mas sim um Abrutre de Ruppel, só existe até agora um registo de nidificação desta ave na Europa.

O ninho foi disputado várias vezes entre o Abutre de Ruppell e o casal de grifos. Esporadicamente o A. de Ruppell ainda aparece, sempre sozinho.

Nascem as teorias que esta Ave se perdeu ou então está a começar um novo movimento migratório devido à falta de alimento e/ou às alterações climáticas que se vão registando um pouco por todo o mundo. O Abutre de Ruppell é originário de África central e o seu o seu habitat é a savana aberta e árida, áreas semi-desérticas, zonas limites do deserto e também montanha.

O alerta.

O clima em Portugal está definitivamente a sofrer alterações, ou serão meras coincidências? Ainda ontem, na terra da minha mãe, vi um pássaro que parecia ser uma cegonha, juro que é a primeira vez que ali vejo uma cegonha e nunca lá vi um ninho. Sei que existem cegonhas pretas relativamente perto ( +/- 100km), não sei precisar que aquilo era uma cegonha branca, típica do Alentejo ou se seria um preta que saiu um pouco fora do seu habitat para procurar alimento noutras paragens. O certo é que foi inédito.

também no Algarve (ou Allgarve) se registaram colónias de mosquitos portadores da Malária, mais uma coincidência?

A esperança.

No belíssimo dia de Verão que se registou ontem, o JCarreira passou os olhos pelo almanaque "Borda D'Água" e soltou uma gargalhada e que passou a risada geral com a noticia que acabara de ler e de partilhar com os demais. Neste ilustre Almanaque constava que no dia 6 de Abril de 2008, estaria frio, vento e chuva, nada o faria prever perante os 30 graus que se faziam sentir e o céu mais azul registado este ano.

Hoje dia 7 de Abril de 2008, está frio, chuva e muito vento, o Almanaque tinha conseguido prever o tempo exacto, uns 6 meses atrás, falhando por um só dia. Provavelmente essa diferença de 24 horas se deve a um erro de calculo no ano que se apresenta Bissexto.

Não desprezem o "Borda D'Agua", que ainda deve calcular a direcção do vento com instrumentos tão arcaicos como o galo de Barcelos espetado num ferro no topo de um telhado. Porque enquanto o Borda D'Agua não anunciar uma catástrofe ambiental, estaremos seguros e ainda ganhamos um dia na previsão da mesma.

Finalmente algumas coisas com interesse:

- O viagra comemorou nesta semana passada, 10 anos. Nasceu para curar a angina e decobriu-se que tinha um agradável e rentável efeito secundário.

- A esfregona tambem merece aqui um apontamento, completou 50 anos no dia 02/04/2008. É a maior responsável pelos lindos joelhos das mulheres hoje em dia.


-Queria também saudar o regresso do Zipper, que assumiu a sua verdadeira identidade largando assim aquela pele de cordeiro que vestia e se dava pelo nome de RMAC. Bem vindo!






Para acabar com a curiosidade de alguns, aqui fica o novo video de dEUS que vão estar em Portugal no festival de Paredes de Coura.


dEUS - "Slow"

5 comentários:

JCarreira disse...

Nada melhor k ler as crónicas do repórter Luis nesta 2ª feira de autentico verão! :P

paulo disse...

A pita até canta bem...que idade terá?

Anónimo disse...

A senhora é a sueca Karin Dreijer Andersson, vocalista dos The Knife. Tem 33 Anos, não é pita é mais velha que tu.

paulo disse...

Mas engana bem...muita plástica...

Jenny F. disse...

Bom som, agora Big Brother versão passarada ñ é para mim.