terça-feira, 5 de maio de 2009

Morreu Vasco Granja, célebre divulgador de BD


" Responsável pela divulgação de milhares de obras de banda desenhada e de cinema de animação junto de sucessivas gerações de pessoas, Vasco Granja faleceu ontem de madrugada, na sua residência, em Cascais. Contava 83 anos.

A televisão tornou o rosto de Vasco Granja familiar para milhões de pessoas. No entanto, apesar de ter conduzido na RTP mais de um milhar de programas dedicado à animação, o seu interesse por esta arte surgiu muito tempo antes, quando lia as revistas "O Mosquito" e "Tic-Tac" e passava horas nos cineclubes.

A paixão foi alimentada pelo facto de ter acumulado vários empregos ligados à área: trabalhou numa casa de fotografia, numa tabacaria ou Armazéns do Chiado e, finalmente, na livraria Bertrand, onde permaneceu quase trinta anos e dirigiu a revista "Tintin".

Apesar da histórica ligação à RTP, na qual colaborou entre 1974 e 1990, a verdade é que a maioria destes programas, intitulados "Cinema de animação", terá sido apagada dos arquivos da televisão pública.

Parte do sucesso do programa deveu-se ao esforço de Vasco Granja em mostrar a animação que havia para lá das portas do castelo de Walt Disney. Foi desse modo que deu a conhecer personagens como Bugs Bunny e a Pantera Cor-de-Rosa, mas também histórias de bonecos de plasticina, sombras chinesas ou com ursos de peluche animados, a maioria das quais provenientes da então pujante cinematografia de animação do Leste da Europa.

A sua faceta de divulgador foi ainda mais notória na banda desenhada, devendo-se ao seu esforço continuado a publicação de "Corto Maltese", de Hugo Pratt, pela Bertrand.

Cinéfilo apaixonado e militante do Partido Comunista, Vasco Granja foi detido duas vezes pela PIDE por organizar sessões de cinema, muitas delas com filmes que ia buscar por conta própria às embaixadas em Lisboa.

Da sua actividade consta também o papel determinante no arranque do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, que o homenageou com um troféu de honra em 1996, bem como a frequência dos festivais de BD no estrangeiro ou a organização dos ciclos de cinema de animação, dois dos quais para os detidos na Cadeia do Linhó.

O corpo do divulgador de BD estará em câmara-ardente a partir das 18.30 horas de hoje na capela da Damaia, na Amadora. O funeral realiza-se hoje às 15 horas, rumo ao cemitério de Rio de Mouro, Sintra, onde o corpo será cremado."


in JN


Tantas horas passadas com o Vasco a inocular-nos animação da Checoslováquia, tudo pela promessa de ver o Bugs Bunny.

A educação das massas também passou por ti, ó Vasco, mas não conseguiste resistir aos imperialistas da Warner Bros, e os resultados estão à vista!

7 comentários:

Tobias Saraiva disse...

nem mais... merecida homenagem ao camarada vasco

digs disse...

Confesso que só lhe dei o devido valor bem depois das estupadas de sofá que apanhava à espera da "animação para as massas".
Dos poucos que virou mito antes de morrer.

Uma homenagem de um amigo próximo:
http://opuntia-syndrome.blogspot.com/

Ana Lemos disse...

Adeus Vasco....foram muitas as horas passadas contigo.

Obrigada pela homenagem José.

Eu tenho um postal com um autografo do camarada! Do ano 82. Vende-se.

ana sardoeira disse...

Também eu te agradeço a homenagem, fiquei triste, passei horas da minha infância na companhia do Vasco, era como se fosse um amigo querido... via tudo, dos checos ao bugs e gostava!

carla disse...

Boas recordações de várias animações que ele partilhou... foi-se um amigo dos adultos e da criançada. That's all folks...

mister.pedro disse...

Obrigado Vasco Granja.
Obrigado pelo Mr.Magoo, Pantera Cor de Rosa, Bugs Bunny (original, sem a dobragem - o que se passa doutor), Tom & Jerry e muitos mais.
Não levo a mal as horas de plasticina polacas. Faz anos que te perdoei.

(foi o responsável pela expressão em português - "Banda Desenhada" - li isto algures)

João Francisco disse...

Grandes saudades! Ana Lemos que sorte que tem, se algum dia se quiser desfazer desse autógrafo, diga, que o comprarei na hora.

João Francisco