segunda-feira, 14 de abril de 2008

M&M's


A imortalidade ou o Homem-Deus.

O sonho de nos tornarmos imortais é antigo e nunca esteve tão perto de ser possível como o é nos dias de hoje. O avanço tecnológico, nomeadamente na engenharia genética é espantoso. A velocidade a que se descodifica o genoma humano é exponencial, e a ajuda das redes de processamento de dados através de computadores pessoais é importantíssima.

Todo este processo levanta questões morais, sociais, raciais e económicas.


Este é um tema delicado, ao qual o meu conhecimento sobre o mesmo é ínfimo relativamente a todo o conhecimento envolvido neste processo de imortalização humana. Sem querer ser pretensioso, vou tentar descrever alguns aspectos que poderão ser o motor do novo ser humano, há quem chame o super ser humano, como se de um super herói se tratasse.

A clonagem dos humanos estava parada, pelo menos na ciência legal e regulamentada, devido a questões morais/religiosas/legais que se prendem com a utilização de células estaminais para este processo. Essas células eram obtidas de embriões ou óvulos, entrando assim todo o processo na ilegalidade e na imoralidade.

As células estaminais, são células que poderão ser redireccionadas para outras funções, é como fazer um “reset” à sua função natural e utilizar a mesma para um qualquer processo de divisão celular, podendo esta se dividir infinitamente.

Em Maio do ano passado o investigador Japonês, Shinya Yamanaka, apresentou uma alternativa. Com o seu método, que consiste em reprogramar células simples em células embrionárias , o que literalmente quer dizer que células normais podem rejuvenescer.

Estas células-tronco ou melhor, células pluripotentes indizidas (IPS – Induced Pluripotent Stem Cells) , poderão ser criadas através de células recolhidas da pele, ou de outros órgãos como por exemplo: Coração; fígado; Intestino; Dentes, etc.

Esta descoberta vai acelerar toda a investigação e criar explosões de novas descobertas,

1º - Ultrapassa a questão moral/legal de se trabalhar com embriões.

2º - A hipótese de rejeição pelo corpo será nula, já que as células utilizadas serão do próprio corpo.

3º - Toda a metodologia e meios para a aplicar são relativamente simples, o que permite que qualquer laboratório de biologia celular possa reproduzir células.

Esta descoberta ainda está no principio e poderá demorar uns 10 anos para que possa ser usada em medicina, mas é uma ferramenta com mais atributos e possibilidades que qualquer outra usada hoje em dia pelos médicos. Depois de usada na medicina será certamente usada no “melhoramento” da raça humana, como acontece com todos os fármacos que o possibilitam.

Segundo Shinya Yamanaka, existe uma percentagem elevada (20 – 30%) de células estaminais que podem ser cancerígenas, isto deve-se a um composto que ainda é necessário para a transformação das mesmas. Eliminando essa percentagem/composto, o limite será o ilimitado.


Com a criação de células-tronco a clonagem de seres humanos será possível, doenças como Parkinson ou diabetes serão tratáveis.

A um nível já muito avançado e com a ajuda da nanotecnologia, biotecnologia, informática, etc, será possível combater o envelhecimento das células e detectar células defeituosas, fazendo a sua substituição por novas, assim como reescrever o genoma humano “corrigindo” as suas falhas, forçando deste modo a juventude quase eterna.

Nunca estivemos tão perto da ficção cientifica, claro que há preços a pagar. O custo desta juventude estará só ao alcance de alguns, escavando ainda mais o fosso entre ricos e pobres. Depois de massificado há que repensar toda a sociedade e a condição humana, com uma esperança de vida de 200, 300 ou 400 anos toda o nosso funcionamento como ser humano será alterado, deixaremos de ter prazos tão curtos para a estruturação da nossa vida. Por exemplo, poderemos ser pais aos 250 anos. O conhecimento pela experiência tenderá a ser um valor a desaparecer, a experiência deixará de fazer sentido num prazo tão grande de tempo, a dor será apenas uma lembrança. Possivelmente tudo isto será aceite naturalmente e raça humana seguirá o seu caminho como o fez até agora.


Agora com os dois pés novamente na Terra, queria relembrar a quem ainda não entregou o IRS que o prazo acaba amanhã e não se esqueçam de fazer a consignação de 0.05% do que descontaram para uma instituição da vossa escolha. [ver como fazer, aqui]

Para acabar, que hoje estiquei-me um pouco, o vídeo que não pode faltar nestas Segundas-feiras.
A banda Escocesa Shitdisco com a musica "Ok" do álbum de 2007 com o mesmo nome. Valeria só pelo vídeo.
Boa Semana!




4 comentários:

David disse...

1 minuto depois do aviso/ameaça do Jzz, Luis publica no blog. Será que temos um NOVO LIDER? Mr. o teu reinado chegou ao fim! De qualquer forma ou maneira, segunda feira sem M&M não é segunda feira ou lundi ou monday ou ne importe quoi

mister.pedro disse...

Continuo a insistir no seguinte:
- Luis, M&M's á Segunda, Quarta e Sábado.

Decorria o ano 2007, estava eu sentado a ver a MTV2, e passou este video.
Nunca cheguei a saber de quem se tratava. Lembro-me somente de pensar que era o video-clip mais original que tinha visto (e pensar que já seria dificil ser original hoje me dia).

Muito OBRIGADO!!!

Anónimo disse...

Afinal aquela moça que se auto-regenerava no "Heroes" estava mais próximo da realidade do que poderíamos supor... Watch out for Sylar...

Além de gostar do vídeo, também gostei do formato não iutubi! Este é mais limpinho e fica bem enquadrado no blog/pocilga.

Luis disse...

David, a hora de post do M&M's é referente ao primeiro save do rascunho, poderás ver o comentário que eu fiz ao post do Jzz, tem a hora de 22:29. O m&M's foi postado 10 mins depois.
Não arranjes escaramuças, aqui nã há lideres, só o Sr. Pereira poderá dar ordens directas aos outros porcos. É um direito que lhe assiste.

Pedro, é a vantagem de ver videos na net, podes sempre repetir e tirar notas, o MEO deve ser a mesma coisa.

Ana, ainda bem que gostaste do leitor de video, é limpinho, mais bonito que o youtube. A morada é http://vimeo.com/, a utilização é igual ao youtube.