segunda-feira, 5 de maio de 2008

M&M's


Ando com a cabeça um pouco dispersa para escrever. A viagem a Berlin (gosto mais com n) que me fez entrar em contacto com a história mundial recente e como a mesma é encarada pelos seus habitantes, resultando numa cidade preenchida, voltada para o futuro sem nunca esquecer todos os momentos marcantes ali passados.

Nunca pensei encontrar uma cidade tão rica multiculturalmente parecendo por vezes uma cidade do sul da Europa, não fosse a eficiência germânica representada em todos os cantos pelo atendimento ao publico, rede de transportes, serviços, arquitectura e funcionalidade, e eu teria sido enganado várias vezes.

A minha casa, as denuncias anónimas de gente cobarde e invejosa, uma futura possibilidade (forte) de mudanças a nível profissional, que farão com que tenha de me aplicar em novos conhecimentos e de aceitar o facto de vir a ter uma vida normal e a nova habitante cá da casa, uma gata com 4 semanas, ocupam por completo o meu tempo e esgotam os temas para hoje.

Mesmo assim ainda consegui limpar a cabeça por 5 minutos e questionar-me porque é que gosto tanto do período entre os meses de Abril e Maio e o porquê.

Esta questão já não é nova, a resposta é simples. A primavera é uma das principais responsáveis, o Sol que acaba com o cinzento do Inverno é uma peça fundamental, as outras têm a ver com a explosão cultural que acontece naturalmente nesta época, resultado das comemorações do 25 de Abril e do o 1º de Maio, parece que de repente toda a gente acordou, fez musica, teatro, dançou e saiu à rua. Não existe outro período igual durante todo o Ano.

Abril Sempre.

De repente, por falar em Maio e revolução, lembrei-me de um facto extremamente importante que ocorreu a 2 de Maio de 1968 em França, a revolução de Maio de 68. Talvez a revolução mais importante do Sec. XX, quase todas a revoluções deste século acabaram num estado ditatorial, traindo a sua génese. A revolução de 68 não teve grande impacto a nível politico, mas mudou completamente as mentalidades em todo o mundo, foi o alimento para a revolução social, onde a educação , sexualidade e prazer passaram a ser assuntos discutidos e vividos como nunca.

Maio sempre.

[Cartazes 1º maio]

[Fotos Maio 68]

Espero que a grande revolução do sec. XXI, seja outra vez na mudança de mentalidades e que se ganhe consciência do desperdício, do crime ambiental e da cada vez mais funda fossa económica entre países ricos e pobres, se possível que aconteça em Abril ou Maio (pode ser deste ano). Mas temo que a próxima revolução será pela falta de alimentos. O seu conteúdo será a produção de alimentos transgénicos ou a revolução na agricultura tradicional, a acontecer, que acabe de vez com a fome.

Toda esta conversa levou-me a este vídeo dos Radiohead, uma versão da MTV.

"All I Need"

4 comentários:

jzz disse...

Mas será possível que ninguém arranje um canito, só gatos, que asco.

quanto ao Maio de 68, caracterizou-se sobretudo por ser uma rebelião mais contra os costumes hipócritas judaico-cristãos, e não tanto por ser um ataque ao poder.´

Só é lamentável que a generalidade dos seus protagonistas esteja hoje tão bem integrada no sistema, uns como "esquerda caviar" e outros descaradamente na direita neo-liberal, sendo bons exemplos disso o percurso de Daniel Cohn-Bendit, um dos principais líderes estudantis da Universidade de Nanterre, em cujo departamento de sociologia tudo começou, ou, em Portugal, Pacheco Pereira, entre muitos outros

jzz disse...

Numa pequena wikipesquisa, descobri que o tal do Cohn-Bendit notabilizou-se sobretudo por reclamar uma maior liberdade sexual, sendo as principais acções perpetradas a invasão dos dormitórios femininos, assim uma espécie de Porky's rouge.

Descobri também uma frase do líder do Partido Comunista Francês da altura, Georges Marchais, segundo o qual os estudantes de Maio mão passam de "filhos daclasse média alta, que depressa esquecerão a chama revolucionária para irem gerir a empresa do paizinho e explorar os seus trabalhadores"

ana sardoeira disse...

Mesmo assim foi também uma revolução laboral, ajudando operários a conseguir melhores condições de trabalho. Estamos no entanto a regredir, está na hora de fazer mais uma revolução, 20 anos deixaram as empresas esquecidas!

Luis disse...

É por isso que rende ter uma taxa de desemprego alta, assim tens sempre mão de obra disponível e barata. Fazem de nós o que querem.

A revolução não era um ataque ao poder, mas acabou por originar em eleições antecipadas que no final resultaram numa maioria absoluta do governo de Charles de Gaulle(o mesmo).