quarta-feira, 21 de maio de 2008

Caro mano...

Vejo-me forçado a transformar o meu comentario num post, e a rebater a falsa ideia que poderei ter deixado de ser a favor da tortura ou da pena de morte!

Para mim, condenar alguem á morte é o principal indicio da burrice humana e da sua impaciência em tentar entender que factores levam determinada pessoa a cometer um crime, por mais hediondo que ele possa ser. Condenar alguem á morte é admitir uma derrota! É sem duvida mais fàcil matar um serial killer do que tentar entender que razões o levaram a sê-lo ou mesmo tentar reabilita-lo. Penso que o homem não pode perder a capacidade de tentar entender todo o tipo de crimes, sejam eles de foro racial, monetário, sexual, etc.. E acredito que na maior parte deles, cumprida a pena a que foram sujeitos, as pessoa podem realmente mudar e merecem sem duvida uma segunda oportunidade!

Agora, merece um pedofilo uma segunda oportunidade? Para mim nao! Uma segunda oportunidade significa um dia esse individuo poder adoptar, significa que com o cadastro limpo poderá quem sabe, vir a ser educador de infancia. Não consigo sequer tentar entender o que leva uma pessoa a violar um recem-nascido, uma criança. Olhando para outro tipo de crimes, por piores que sejam, tento sempre manter uma certa racionalidade e tentar ver o background de quem os cometeu, de tentar arranjar uma justificação plausivel para os ter cometido atribuindo entao a culpa á vida que passou ou a problemas mentais.
Neste especifico caso, que para mim é o unico, nao consigo ficar indiferente e toda a minha racionalidade se transforma em raiva cega!

2 comentários:

jzz disse...

para mim, nao há excepções, ou se é a favor ou contra. Claro que a pedofilia é um crime horrível, e claro que é dificil aceita que em certos casos se limpe o registo criminal, mas as Leis caracterizam-se por ser gerais e abstratas (acordo ortográfico), mesmo que daí resultem algumas situações injustas.

Mas para mim é preferível haver 100culpados em liberdade do que um inocente na cadeia...

carla disse...

E que tal introduzirmos o tema do aborto e a nossa amiga eutanásia?!?