quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Elvas


... não sei se foi derivado a ter lido á pouco tempo o Patagónia Express do Sepúlveda, mas senti que a minha terra me chamava...e foi assim que lá fui eu a caminho das planicies alentejanas seguindo os odores que ela vai emanando como um verdadeiro rafeiro alentejano. E é por isso que aproveito para vos contar um pouco da minha terra com a ajuda do maravilhoso "wikipedia". Aqui vai :Os Godos e os Celtas terão sido os primeiros povoadores desta autentica "cidade-fortaleza", que hoje se estende para alem das suas muralhas em forma de estrela.
Ás portas de Espanha, distando a apenas 15 quilómetros de Badajoz, Elvas é a mais importante praça-forte da fronteira portuguesa, tendo sido por isso cognominada "Rainha da Fronteira".
Os Romanos deram-lhe o nome “Helvas” e por cá andaram até ao ano de 714, altura em que os Árabes a dominaram, deixando tantas marcas da sua presença, que algumas ainda perduram até aos nossos dias.
No reinado de D. Afonso Henriques, mais precisamente em 1166, Elvas foi conquistada aos Mouros pela primeira vez; posteriormente foi reconquistada e perdida de novo, sendo integrada definitivamente em território português por D. Sancho II de Portugal, em 1229.
O primeiro foral foi-lhe outorgado no mesmo ano, por D. Sancho II; teve um novo foral em 1513, concedido por D. Manuel I de Portugal, que marcou a elevação de Elvas à categoria de cidade.
A 14 de Janeiro de 1659, as suas linhas de muralhas e os fortes de Santa Luzia e da Graça tiveram um papel defensivo importante no desfecho da Guerra da Restauração, na Batalha das Linhas de Elvas.
Elvas é uma cidade portuguesa no Distrito de Portalegre, região Alentejo e sub-região do Alto Alentejo, com cerca de 15 500 habitantes.
É sede de um município com 631,04 km² de área e 23 361 habitantes (2001), subdividido em 11 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Arronches, a nordeste por Campo Maior, a sueste pelo município de Olivença, a sul pelo Alandroal e por Vila Viçosa e a oeste por Borba e por Monforte.
Assim espero que com este meu contributo vocês tenham ficado um pouco menos estúpidos...eu sei que é dificil...e que fiquem com vontade de conhecer tão "nobre região". Quanto a imagens não vou colocar nenhuma já que qualquer um de vocês tem net e tem google...mas o ideal é virem pessoalmente conhecer esta região , e para a qual eu ponho á disposição a minha carroça e o meu burro.

1 comentário:

Luis disse...

Existem falha de dados na tua pesquisa, por exemplo a conquista cigana da cidade de Elvas em 1420 pelo chefe cigano Careca Brinquetis e seu clã, provavelmente o teu tetra-avô. De resto nada a acrescentar, deves estar com peixe na agua. Boa folga.