quarta-feira, 21 de outubro de 2009




“A palavra laico é um adjectivo que significa uma atitude crítica e separadora da interferência da religião organizada na vida pública das sociedades contemporâneas.”

In Wikipédia

Parece-me que ainda existem políticos neste país que não perceberam o significado do Estado laico, como é o caso do Exmo. Sr. Mário David, eurodeputado do PSD.

Poderá até não haver concordância filosófica ou de conteúdo nas declarações de José Saramago, mas exortar alguém alguém a renunciar à nacionalidade portuguesa é um pouco exagerado para um país dito livre, democrático e laico.

E Saramago até poderá ter razão no que diz, o próprio Caim matou o irmão por ciúmes porque Deus preferiu o sacrifício de seu irmão Abel, que escolheu o melhor cordeiro do seu rebanho, oferece-o a Deus em sacrifício, tirando-lhe a vida satisfazendo assim a sua dívida para com ele. Enquanto Caim apenas ofereceu frutas da terra.

Esse Deus todo-poderoso prefere a morte como pagamento das dívidas, e depois admiram-se que o Saramago diga que a bíblia é um “Manual de maus costumes” e que os cristãos não a lêem. Se o fizessem possivelmente já não eram cristãos.

7 comentários:

digs disse...

Cada vez gosto mais do senhor.
Seja ele comuna, português a atirar para o espanhol, arrogante ou simplesmente magrinho para a média nacional.
Mas independentemente das criticas/ pub grátis estou tentado a comprar o livro.
Gosto da capa.

jzz disse...

subscrevo tudo o que disseste, luigi, estava até a pensar fazer um post no mesmo sentido.

A mentalidade Sousa Lara continua bem viva, nesses opus dei hipócritas que subsistem na cúpula política e económica da nossa sociedade.

Por isso foi tão importante o Soares ter sido eleito Presidente da República depois de ser terproclamado "Laico, Republicano e Socialista", que indivualmente e em conjunto, significam anti-clerical.

Como ouvi o Mário dizer no outro dia, esta não é a 3ª republica, mas sim a segunda, na sequencia da primeira e com os mesmos pricípios e fundamentos.

prin disse...

Ainda não entendi como pode ser a bíblia um manual de maus costumes...

Também não entendi porque se metem com o velhote sempre que escreve um livro baseado em factos biblicos.

O "Evangelho segundo Jesus Cristo" é um dos meus livros preferidos, não considero denegrir a bíblia e como tal mais uma vez não entendí a controvérsia na altura.

Como Benfiquista já chateia que sempre que nos reunimos para o culto de ver, ler e consumir tudo que se passa com o glorioso, apareça sempre quem fale mal.

Se o que me apetece é ver um jogo do Glorioso na era de Artur jorge na RTP memória, será que tenho que levar com alguem que nem sequer gosta de futebol a dizer para ver o Real Madrid?

David disse...

no intiendo

Ana Lemos disse...

nem eu...

prin disse...

Se alguem quer ler a biblia, que a leia e não me chateie nem o chateiem que também está no seu direito.

Paulo disse...

Rapazes, fumem droga, facam sexo, consumem alcool e deixem-se de conceitos intelectuais religioso-pretenciosos. Ainda nao perceberam que nao vale a pena perder nem tempo, nem neuronios com essas merdas? Quem quiser ler a biblia e falar bem ou mal que o faca, desde que o faca longe de mim e que nao usem a minha copia que da um jeitao quando acaba o papel higienico!