quarta-feira, 19 de novembro de 2008

......

Primeiro dia completo na costa rica! Continuo sozinho mas bem acompanhado pelo calor e pelas pessoas que sao excelentes. Acordo passadas 12 horas de sono, resultado de nao ter dormido como deve de ser as ultimas 48, e como ao pequeno almoco arroz com feijao com sumo de laranja, refeicao ideal para comecar o dia na casa de banho. Vou dar uma volta pelo centro de San Jose,para fazer tempo para ir visitar o parque natural mais proximo. Como capital nao tem muito que se lhe diga e em termos de precos assemelha-se muito a lisboa. Um cafe custa entre 60 e 80 c mas em compensacao um marlboro custa 1 euro e meio. Volto para me arranjar para o meu tour e vou tomar um banho. E é nesta simples e diaria tarefa que comeca a minha aventura! Estou ja eu a enxaguar-me quando de repente ouco a porta do quarto a abrir-se. Pensei logo que me tinha enganado e posto erradamente o papel a dizer que poderiam arrumar o quarto e corro apressadamente para fechar a porta da casa de banho que estava aberta. Mas, como sola dos pes molhada e azulejo no chao nao combinam com a pressa com que quis fechar a porta, espalho-me violentamente no chao ficando de perna aberta virado para a rolica mulher da limpeza que solta imediatamente um "DIOS MIO" e sai a correr do quarto. Eu nao queria acreditar no que tinha acabado de me acontecer e demorei uma boa meia hora ate sair do quarto para nao ter de a enfrentar mais nenhuma vez durante a minha existencia, mas foi em vao. Voltei a ve-la pouco depois com mais duas colegas. Sorrimos um para o outro e quero acreditar que ela percebeu o que se passou, mas tenho a certeza absoluta que nao ha um unico funcionario neste hostel que nao saiba ja o que aconteceu. Felizmente vou-me embora amanha.. Sigo para a rua e apanho o colectivo(autocarro) para o parque. As pessoas aqui sao muito cordiais, e ao perguntar a direccao a um velhote este fez o favor de andar 10 minutos para me levar a estacao. O parque, que estava praticamente vazio de turistas, tem um carreiro feito de cimento que me guia pelo meio das arvores e plantas que por la existem e la vou eu sempre com atencao, com o objectivo de fotografar cada animal que visse, mas principalmente com medo, nao fosse esta a terra das tarantulas, cobras e sapos venenosos. Vejo uma especie de esquilo gigantesco a saltar de ramo em ramo e sigo-o de camara na mao por alguns metros sempre a olhar para cima ate que ouco algo parecido com "ppssssss" e deparo-me com isto

O carreiro tinha pouco mais de um metro de comprimento, tal como a iguana que me fitava e continuava a fazer o tal barulho. Tirei a foto e esperei uns dez minutos para que se fosse embora mas nada.. respirei fundo e resolvi que se tive coragem de sair do quarto depois do episodio da casa de banho, nao seria uma iguana a cortar-me o caminho. Passei-lhe ao lado com sucesso!! Segui caminho e vi desde veados a ratos gigantes, caimoes a passaros de mil e uma cores ate chegar a uma rede gigante que ao entrar se podiam ver centenas de borboletas. Brutal!!! Dirigia-me para a saida, quando de repente, sou quase atingido por algo vindo do ceu. Olho para cima e vejo esta simpatica criatura que sem preguica nenhuma me dizia com os olhos " Estou-me a cagar para ti!!"

Chego ao hostel e vou jantar com duas australianas que conheci ontem, cada uma mais alta que a outra, e que á medida que o vinho, desta vez chileno, se ia consumindo e a confianca entre nos aumentando, comecaram a "gozar" comigo dado a minha estatura MÉDIA. Mas levei-as crer que em Portugal sou considerado um homem alto e que elas seriam freaks! Mais uma vez comi maravilhosamente!

Amanha vou ver o vulcao Irazú e depois sigo para o aeroporto com o fim de ir buscar as duas desgracadas que ficaram dois dias em madrid a espera de voo, para podermos entao alugar um carro e fazermos toda a costa atlantica em busca de praias e mais praias...

Beijos e Abracos

4 comentários:

jzz disse...

de certeza que a mulher da limpeza ficou admirada com a tua estatura média...

Catarina disse...

Venho por este meio defender o pai do meu filho.

Primeiro: a senhora da limpeza gritou porque o Didi só é pequenino em altura [pronto Zé... deve ser de família!] e ela ficou muito impressionada. Segundo: espero que, depois do vinho, tenhas mostrado alguma coisa às australianas que as tivesse feito engolir - literalmente ou não - as palavras.

Tu és grande meu Didi.

Beijos meus e do teu lindissimo rebento.

Luis disse...

Sempre a espalhar o seu perfume por esse mundo fora. Quando for à Costa Rica (espero que seja em breve), vou esconder a minha nacionalidade, não aguento com senhoras da limpeza iradas.

Boa viagem "médio" Judeu.

Anónimo disse...

Arrancaste-me valentes gargalhadas com o episódio da senhorita do hostal!
Antes da próxima viagem vamos tirar umas fotos (eu,tu e a Cristina) para comprovares que és de facto um homem médio/alto, prometemos usar havaianas para a foto...