segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Parabens José

Parabens José Saramago.

"António Machado escreveu aquilo do "Caminante no hay camino / Se hace camino al andar". É o que estamos a tentar: andar e fazer caminho, fazer caminho e andar. A jornada será longa, mas não desanimaremos. Em cada dia chegaremos, em cada dia partiremos. Mais além, sempre mais além." Saramago


Um terceiro deus

Creio que as teses de Huntington sobre o “choque de civilizações”, atacadas por uns e celebradas por outros aquando do seu aparecimento, mereceriam agora um estudo mais atento e menos apaixonado. Temo-nos habituado à ideia de que a cultura é uma espécie de panaceia universal e de que os intercâmbios culturais são o melhor caminho para a solução dos conflitos. Sou menos optimista. Creio que só uma manifesta e activa vontade de paz poderia abrir a porta a esse fluxo cultural multidireccional, sem ânimo de domínio de qualquer das suas partes. Essa vontade talvez exista por aí, mas não os meios para a concretizar. Cristianismo e islamismo continuam a comportar-se como inconciliáveis irmãos inimigos incapazes de chegar ao desejado pacto de não agressão que talvez trouxesse alguma paz ao mundo. Ora, já que inventámos Deus e Alá, com os desastrosos resultados conhecidos, a solução talvez estivesse em criar um terceiro deus com poderes suficientes para obrigar os impertinentes desavindos a depor as armas e deixar a humanidade em paz. E que depois esse terceiro deus nos fizesse o favor de retirar-se do cenário onde se vem desenrolando a tragédia de um inventor, o homem, escravizado pela sua própria criação, deus. O mais provável, porém, é que isto não tenha remédio e que as civilizações continuem a chocar-se umas com as outras.
José Saramago

Algumas palavras do mestre da escrita e do brilhante pensador, para nos lembrarmos dele, no seu aniversario.

PARABENS.

9 comentários:

Zipper disse...

Prefiro nenhum deus a um terceiro deus.
Como disse o próprio Saramago: "Tenho o bom senso de ser ateu".

Paulo disse...

Enquanto nao se acabar com esta ideia idiota e totalmente descabida e infundamentada de que somos filhos de (um) Deus, seja ele qual for, nao havera sequer hipotese de haver paz no mundo. Aqui na Europa ocidental ate nao estamos muito mal. A liberdade de pensamento permitiu a nossa especie "acordar" um bocado para a realidade que se vive e hoje em dia, nao acredito que muita gente estivesse disposta a lutar e morrer por um deus que nao existe, nem nunca existiu, a nao ser nas nossas mentes. O problema e que infelizmente, nem toda a gente tem essa certa liberdade de pensamento...e enquanto houver pessoas sem acesso a outras ideias que nao sejam as que lhes sao impostas, sem acesso a uma internet sem limites de conteudo e tudo mais, nao havera maneira de se chegarmos TODOS a conclusao que o que interessa nesta vida mesmo somos nos, O Homem e a sua continuidade, a nossa cultura (despida de essa ideia estranha de "religiao"), o nosso planeta e todas as criaturas que o partilham conosco. Isso e o que me faz querer viver "in peace".

jzz disse...

Acabei há uma semana de ler o ensaio sobre a cegueira, notável como se conta uma história em trezentas e tal páginas sem se dar nome a nenhuma personagem e sem utilizar um único ponto de interrogação ou exclamação.

É sem dúvida um excelente escritor.

Paulo, o que é que se passa, man?

Get a job, mate!

prin disse...

Um dos 10 mandamentos:

"Não usar o nome de Deus em vão."

e no entanto é o primeiro nome que se invoca para justificar as atrocidades que se têm cometido,

O bicho homem nem com a austeridade nem mesmo com a intimidação causada por uma entidade superior e temível consegue se relacionar pacificamente.

Não valemos nada!!!!

Paulo disse...

Jzz, I got a job mate. I'm not holidaying in Brasil.
Prin, enquanto o homem continuar a viver debaixo de uma entidade ficticia e criada pelo proprio, nao havemos de valer nada, nao.

David disse...

Pá tenho a certeza que o Claudino tem a explicação para isto tudo

carla disse...

Ai meu Deus!

Luís disse...

Excelente texto, já agora Parabens muito atrasados. (será que ele os irá alguma vez receber?)

jzz disse...

ok. Paulo, sorry, pensei que ainda estavas a mamar na teta da Rainha!

Quem diria, tu que um dia escreveste numa folha "kierkgaard é um filósofo que" (acho que ainda tenho essa folha), estarias agora a fazer ensaios metafísicos.