quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Jornadas Europeias do Património

A descoberta das Galerias Romanas na Rua da Prata, na Baixa lisboeta, remonta ao período de reconstrução da cidade, após o terramoto de 1755, quando um vasto conjunto de galerias surge de forma inesperada e vem a servir como alicerce aos edifícios pombalinos. A arquitectura e as técnicas de construção sugerem ser um monumento contemporâneo de outros edifícios da cidade romana de Olisipo da época do Imperador Augusto (século I a.C - I d.C). Os investigadores são hoje unânimes em identificá-lo como um criptopórtico, solução arquitectónica que criava, em zonas de declive e pouca estabilidade geológica, uma plataforma horizontal que servia de apoio à construção de grandes espaços públicos. As mais recentes hipóteses arqueológicas adiantam que pode tratar-se de uma estrutura ligada à zona portuária. No âmbito das Jornadas Europeias do Património, promovem-se visitas às Galerias Romanas guiadas por técnicos do Museu da Cidade de Lisboa, destinadas ao público em geral e sem marcação prévia. A organização dará por terminada a fila de forma a
garantir o cumprimento do horário de encerramento.
Galerias Romanas da Rua da Prata
Rua da Conceição, 77

Visitas Guiadas
25 a 27 Set: 10h-18h (última entrada às 17h30)

8 comentários:

mister.pedro disse...

Agora deste-me sono...

JCarreira disse...

LOL

mister.pedro disse...

... se bem que a Festa da Cerveja de Munique podia ser aqui. Dava uma boa bebedeira andar de gatas pelas galerias romanas a acarretar uma caneca de 2 litros da Baviera.

JCarreira disse...

tá combinado então... saimos das jolas rumo às catacumbas, gromitamos qkela cena td e voltamos à festa para + 1 refill

jzz disse...

não vou às catacumbas pelo mesmo motivo q não vou às Berlengas, deve haver ratazanas do tamanho de cocker spaniels

Zipper disse...

O ano passado tentei lá ir... a bicha dava a volta ao quarteirão.

mister.pedro disse...

Que bicha?
(desculpa mas com essa foto só me saem estas interpretações das tuas palavras)

Zipper disse...

Após escrever a palavra "bicha" pensei logo que ia dar graçola, mas depois pensei, que o pessoal que lê este blog não seria capaz de uma piada tão óbvia e infantil.
Afinal enganei-me.