terça-feira, 18 de agosto de 2009

Enfim legal

Carta de carro já dá para conduzir motos

A nova lei, que entra hoje em vigor, permite guiar motociclos até 125 cc

A partir de hoje, quem possuir carta de condução de automóvel ligeiro (categoria B) e idade igual ou superior a 25 anos, ou em alternativa habilitação legal para a condução de ciclomotores, já pode conduzir motociclos com cilindrada não superior a 125 cc e uma potência máxima até 11 KW, correspondente a 15 cavalos (categoria A1).

A alteração resulta da Lei n.º 78/2009 de 13 de Agosto, ontem publicada no Diário da República e que assenta na Directiva Comunitária em relação a esta matéria.

No entanto, quem tiver carta de condução de ligeiros, mas uma idade inferior a 25 anos e não disponha de habilitação para condução de ciclomotores, terá obrigatoriamente de se submeter a um exame prático e, como é óbvio, à respectiva aprovação.

2 comentários:

JCarreira disse...

Sei k isto aproxima-se do k já há pela europa fora, mas no meu ponto de vista toda a gente deveria ser obrigada a tirar a carta seja qual fosse a cilindrada. Conduzir uma acelera k seja não é a mesma coisa k andar de bicicleta. Isto seria o mesmo k dizer k 1 gajo com carta de mota agora por ter + de 25 anos podia conduzir por exemplo um cinquecento! Ridiculo!

mourinha disse...

hehehehe brutal fiz os 25 em maio hehehehe