quarta-feira, 18 de maio de 2011

Agora já podemos ir ao sudoeste com qualidade!

"Engenheiros inventam tenda que vira cimento quando molhada

Dois engenheiros britânicos inventaram uma tenda que, ao ser regada com água, se transforma num abrigo de cimento. A invenção de Peter Brewin e Will Crawford ganhou diversos prémios e já está a ser usada em países em desenvolvimento, como na Etiópia.

A tenda produzida pelos engenheiros tem um revestimento de plástico, e por fora é feita com o tecido especial, que contém cimento.

Uma vez instalada, a tenda é presa ao chão com estacas. Em seguida, é regada com água, que não precisa necessariamente de ser potável ou doce. Em 24 horas, o tecido com cimento endurece e a tenda está pronta para ser usada.

Os engenheiros estimam que com uma hora de trabalho duas pessoas conseguem erguer uma tenda que ocupa 54 metros quadrados.

Tal como nas construções convencionais, a tenda pode ser perfurada e receber instalação eléctrica, tomadas e luzes no tecto. Os inventores dizem que as tendas são alternativas viáveis para campos de refugiados, já que os abrigos podem durar décadas, são à prova de fogo, podem ser fechados com portas e não atingem grandes temperaturas sob o sol.

in diario digital

Sem comentários: