quarta-feira, 18 de abril de 2012

Chineses recebem os primeiros lucros na EDP de 144 milhões de euros




Os novos acionistas da EDP, a China Three Gorges, vão receber cerca de 144 milhões de euros em dividendos relativos ao exercício de 2011 pela participação de 21,35 por cento, cujo processo de aquisição ainda não foi concretizado.

Na assembleia-geral ordinária da EDP, a decorrer no centro de congressos da FIL, em Lisboa, a proposta de aplicação de resultados do exercício de 2011, que prevê a distribuição de dividendos no valor de 676,5 milhões de euros, foi aprovada com 99,99 por cento do capital acionista representado.

Os acionistas da elétrica, liderada por António Mexia, vão receber um dividendo de 0,185 euros por ação, uma subida de 8,8 por cento em relação ao ano anterior.

Como António Mexia adiantou na apresentação dos resultados, em março, os chineses da China Three Gorges, que em dezembro assinaram o contrato de promessa de compra e venda com a Parpública, gestora das participações públicas, para a aquisição de 21,35 por cento da EDP, vão receber cerca de 144 milhões de euros.

Os acionistas da EDP representados na reunião magna também já aprovaram as contas relativas ao exercício de 2011, ano em que a elétrica obteve um resultado líquido de 1.125 milhões de euros, mais quatro por cento do que no ano anterior, o que representa o melhor ano de sempre da elétrica.


Desculpem a ignorância, mas deixo umas questões no ar:

-O processo de aquisição ainda não foi concretizado, mas já recebem os lucros???
-O contrato de promessa de compra e venda foi feito em Dezembro e estes lucros são relativos às contas de 2011, portanto, se o contrato fosse feito em Janeiro, este lucro iria para o estado, não seria???...
-2011 lucros de mais 4% que no ano anterior, o melhor ano de sempre da empresa, e por consequência lógica económica, aumentam-se os preços???

Resumindo... eu devia ter tirado Economia para perceber estas movimentações económicas, porque na ignorância parece que nos andam a roubar à grande...

5 comentários:

prin disse...

Por este andar, os chineses só pagarão o que devem da compra da EDP quando já tiverem recebido em dividendos esse mesmo valor.

É por isso que era tão apetecível a nossa EDP...

jzz disse...

não tentes perceber esta economia, pode ser prejudicial à saúde.

ana sardoeira disse...

Isso é má vontade tua, toda a gente sabe que os chineses são pobrezinhos, temos que os ajudar, coitadinhos, trabalham muito...

Ana Lemos disse...

Negocios do arco da velha!!!

Ana Lemos disse...

Negocios do arco da velha!!!