sábado, 10 de dezembro de 2011

Guerra frígida???

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, sugeriu que as eleições na Rússia não foram nem livres nem justas.


Em termos de política externa, a administração Obama faz coisas que nem o Bush se lembraria.

Por mais corrupto que seja o sistema russo, era só o que faltava ter os Estados Unidos a intrometer-se na sua política interna, é de uma irresponsabilidade tremenda.

6 comentários:

Zipper disse...

De facto, não me parece sensato andar a comentar as eleições na Rússia, mas o Putin andava a pedi-las quando disse que a contestação atual é devido à ingerência dos EUA.

Para hoje está marcada uma grande nanif em Moscovo contra o regime.

- Os telefones dos partidos da oposição ficaram entupidos com mensagens gravadas a favor de Putin para impedir a comunicação entre os organizadores.

- Os responsável pela saúde pública espalharam a ideia de há um grande perigo de contágio de doenças devido à concentração de pessoas.

- Foi marcado um exame obrigatório de russo seguido de uma aula de civismo para a hora da manifestação.

jzz disse...

Atenção, zipper, as declarações da sra clinton foram ANTES dessas declarações do Putin, penso que no próprio dia ou no dia seguinte ás eleições.

Eu não tenho dúvidas que o regime russo é corrupto e que o Putin é um perigoso ditador, mas digamos que a russia, na sua história milenar, nunca foi uma verdadeira democracia.

Acho que uma declaração pública deste género da chefe da diplomacia americana só serve para acicatar o complexo de inferioridade pós guerra fria dos russos, e pode resultar no mais grave incidente diplomático entre as duas super-potências desde a perestroika.

Aliás, não me recordo da russia ter feito qualquer comentário à fraude eleitoral na Florida nas eleições presidencias americanas de 2000.

Já agora, nas últimas eleições legislativas portuguesas houve uma situação semelhante à da Russia, no voto dos emigrantes do Rio de Janeiro.

Zipper disse...

De acordo, os EUA deviam estar caladinhos, mas há fraudes e fraudes e esta é do mais descarado que eu já vi.

http://www.youtube.com/watch?v=Hw-5y9fy4zU&feature=player_embedded

Na minha opinião o Putin tem os dias contados na Rússia, a malta mais nova já está farta do regime.

Ana Lemos disse...

Oh amigos inteligentes e seguidores da actualidade mundial e nacional: Que fraude é essa do voto dos emigrantes no Rio de Janeiro??

jzz disse...

um jornal carioca dirigido aos emigrantes e afecto ao PSD, foi a casa das pessoas recolher os votos e enviou-os para Portugal. Curiosamente, o PSD teve 800 e tal votos naquele circulo e o PS cento e tal...

Ana Lemos disse...

Ouuuhh!