quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Sinais do tempo.

O elevado crescimento económico de um país, tem normalmente correspondência directa com a importância que esse país passa a ter no mundo.

O caso da China é esse exemplo por excelência, que usa e abusa desse poder.

É de conhecimento geral que a china "obriga" grandes empresas a cooperarem com o seu sistema ou a manter as aparências.

A Microsoft, permanece calada a muita provocação, a Yahoo colaborou na partilha e acesso a informação pessoal de um escritor chinês da oposição, possibilitando assim a sua prisão. A Google, não chegando tão longe, acordou com o governo Chinês censurar informação sensível no seu motor de busca. Dalai Lama, o Massacre na Praça Tiananmen e outros temas quentes, são completamente invisíveis no Google.cn, é o preço a pagar para poder servir a população do gigante económico.



O problema começa quando Governo Sino-comunista, quer ir mais além e quer começar a controlar e espiar a oposição politica além fronteiras. Os ataques de pirataria informática que visaram empresas de diversos sectores assim como o assalto às contas de email pessoais, sediadas no Gmail, de militantes de direitos humanos, espalhados pelos EUA, Europa e na própria China, criou mal estar.

O Google não achou piada à brincadeira, e vendo em risco a credibilidade dos seus usuário posta em causa, levou este ataque como pessoal,  e ripostou, retirando de imediato todos os filtros acordados com o Governo Chinês.

É a primeira vez na história que uma corporação se levanta contra um Estado Nação, à China resta aceitar a decisão ou acabar com o Google.cn.

Comunicado do Google.

3 comentários:

jzz disse...

adivinhem lá o que a China vai fazer...

E de certeza que a yahoo, a microsoft, etc esfregam as mãos de contentamento.

digs disse...

o resultado pode não ser o mais esperado, mas o precedente é de louvar.
vamos ver que cede...

carla disse...

Go Google, go google!!!