segunda-feira, 30 de julho de 2012

Voltemos aos tempos da música de Luta!






Maria Aliokhina, de 24 anos, Nadezhda Tolokonnikova, 22, e Iekaterina Samutsevich, 29, foram presas em Fevereiro depois de terem ocupado a Catedral de Cristo Salvador, em Moscovo, e cantado uma "oração punk". A Igreja Ortodoxa pediu que fossem acusadas de blasfémia.
Os apoiantes do grupo disseram que este será um julgamento com motivos políticos, devido à letra e à acção. A banda, que se chama Pussy Riot, foi acusada de vandalismo e de "actos de ódio religioso" na catedral mas também na Praça Vermelha onde deram um concerto não autorizado que fez parte de uma manifestação anti-Putin. Na manifestação, à medida que cantavam, as mulheres foram retirando a roupa, acabando em lingerie.

A Igreja Ortodoxa exigiu que fossem severamente condenadas, pelo que poderão, caso sejam consideradas culpadas, passar até sete anos na prisão. Um movimento que integra opositores a Putin, seguidores do grupo e músicos ocidentais (Sting e os Hot Chilli Pepper, por exemplo), pediu a sua libertação e manifestou receios de o julgamento não ser justo.

"A decisão do tribunal não dependerá da lei mas da vontade do Kremlin", disse à Reuters Liudmila Alexeieva, uma moscovita que chefia o grupo de defesa dos direitos humanos Grupo de Helsínquia.

As Pussy Riot,que se inspiraram nos grupos punk femininos dos anos 1990 Bikini Kill e Riot Grrl, inrromperam na cena musical moscovita no início do Inverno passado com letras agressivas e performances fora da caixa. Consideram-se um movimento avant-garde de uma geração descontente com Putin, que já está há 12 anos no poder.

Putin enfrenta uma onda de contestação inédita na Rússia pós-soviética e tem vindo a apertar o cerco aos seus opositores, em concreto aos membros da "nova oposição". O bloguer Alexei Navalni, que denunciou inúmeros crimes de corrupção dentro do aparelho político, começa também amanhã a ser julgado por incitamento à desordem na véspera da tomada de posse de Putin, a 7 de Maio. Poderá ser condenado a cinco anos de prisão.






2 comentários:

Paulo disse...

E isto passa-se no seculo XXI... Revolta-me!

Lady*Godiva disse...

Afinal a falta de liberdade não acabou com o fim do comunismo, quem diria...
A igreja e o poder governamental, seja ele qual for, é que lixam esta merda toda.

Precisamos de umas "punk pussys" destas por cá.