quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Barriga de cerveja é mito, segundo estudo médico espanhol



Um estudo do Colégio Oficial de Médicos das Astúrias revela que «a barriga de cerveja é um mito», pois um consumo moderado da bebida, de até meio litro diário, associado a uma dieta como a mediterrânica, não engorda e reduz o risco de diabetes e hipertensão.

O modelo de homens e mulheres com barriga grande é próprio da cultura anglo-saxónica, onde se ingere grandes quantidades de cerveja e comida rica em gorduras saturadas com quase nenhuma actividade física, asseguraram hoje os autores do estudo.

O padrão alimentar dos consumidores moderados de cerveja em Espanha é mais próximo do da dieta mediterrânica, segundo o trabalho elaborado por Hospital Clínic, Universidade de Barcelona e Instituto de Saúde Carlos III, que foi apresentado hoje no Colégio Oficial de Médicos de Astúrias.

Os médicos Ramón Estruch, do Serviço de Medicina Interna do Hospital Clínic, e Rosa Lamuela, do departamento de bromatologia e Nutrição da Universidade de Barcelona, asseguraram que o estudo demonstra que a cerveja bebida com moderação não provoca aumento da massa corporal nem acúmulo de gordura na cintura.


in diario digital

3 comentários:

Luís disse...

Eu sou a prova disso.

digs disse...

Então essa barriguinha de quê Jzz?

Enchidos?

ana sardoeira disse...

Acho que todos os homens desta vara com camada adiposa na zona da cintura deveriam ser objecto de estudo, ou então não andam a fazer a tal da dieta mediterrânica!